Cursos de Graduação e Pós-Graduação

 Licenciatura em  Ensino de História no regime de ensino a distância
O Curso de Licenciatura em Ensino de História, está subdividido em duas componentes:
Uma nuclear e outra complementar.
    1. A componente nuclear visa:
  • Caracterizar os processos históricos em termos de espaço, domínios da vida humana e tempo;
  • Aplicar os métodos, as técnicas e as teorias da História na construção do conhecimento histórico;
  • Distinguir os conceitos básicos da História, no quadro das Ciências Sociais e Humanas;
  • Comparar os diversos rítmos de desenvolvimento político, económico e sociocultural das sociedades humanas ao longo do tempo;
  • Manipular as fontes primárias (escritas, orais e materiais) secundárias que constituem a base do conhecimento histórico;
  • Aplicar os conhecimentos de TICs na pesquisa e docência;
  • Usar o princípio da interdisciplinaridade no processo de elaboração do conhecimento histórico;
  • Manejar com rigor técnico o património material e imaterial histórico e cultural visando a sua identificação, conservação e preservação; e
  • Leccionar os conteúdos de história do sub-sistema do ensino geral, observando os princípios do multi-culturalismo e valorização dos saberes locais.
  • Formar professores e técnicos de educação com uma sólida preparação técnico-científica.
  • Proporcionar o desenvolvimento de valores éticos e deontológicos, como forma de garantir a formação de profissionais capazes de servir a sociedade.
  • Valorizar o patrimó
    nio histórico-cultural e a sua inserção nos programas de ensino.
  1. A componente complementar visa:
  • Manejar as fontes e métodos da história da áfrica e moçambique;
  • Caracterizar a indústria lítica em áfrica e moçambique;
  • Explicar o processo de fixação bantu e formação dos estados na áfrica austral e moçambique;
  • Explicar o processo de formação dos estados em moçambique e penetração mercantil estrangeira;
  • Analisar o colonialismo português em moçambique;
  • Reconhecer os feitos da luta de libertação nacional e governação em moçambique até 1990;
  • Analisar governação em moçambique de 1990 até séc. xxi;
  • Compreender a história dos estados ameríndios;
  • Analisar a colonização europeia na américa e os movimentos independentistas;

Critério de Admissão 

  • 12ª classe ou equivalente
  • Disciplinas para admissão:
  • Ser candidato do sexo feminino é uma vantagem

Duração do curso e número de créditos

O Curso de Licenciatura em Ensino de História tem a duração de 4 anos (8 semestres), correspondentes a 240 créditos, sendo 180 créditos para cadeiras nucleares e 60 créditos para cadeiras complementares.

Formas de culminação:

  • Monografias Cientificas;
  • Projecto de intervenção social

Perfil Profissional

O perfil do graduado, definido a partir do perfil profissional, integra competências, habilidades e atitudes do futuro graduado, desdobrando-se pelos seguintes domínios:

Saber

  • Saber desenvolver conceitos fundamentais de História e Ensino de História;
  • Saber estruturar o raciocínio de forma lógica e coerente; e
  • Saber usar a sua criatividade de forma autónoma, tentando alcançar novas soluções no contexto de cada problema.

Saber-ser e Saber-estar:

  • Trabalhar em equipe;
  • Respeitar diferenças culturais, valores e individualidades;
  • Manter-se aberto a novas ideias, teorias, metodologias, concepções e inovações;
  • Participar em projectos de investigação relacionados com História e Ensino;
  • Saber viver na unidade e diversidade.

Saber-fazer:

  • Utilizar tecnologias de informação e comunicação;
  • Participar na elaboração de planos de desenvolvimento institucional;
  • Desenvolver estratégias de pesquisa, pedagógicas e de gestão educacional; e
  • Promover aprendizagens sistemáticas dos processos de trabalho intelectual