Licenciatura em Ensino de História no regime de ensino a distância
O Curso de Licenciatura em Ensino de História, está subdividido em duas componentes:
Uma nuclear e outra complementar.
1. A componente nuclear visa:
- Caracterizar os processos históricos em termos de espaço, domínios da vida humana e tempo;
- Aplicar os métodos, as técnicas e as teorias da História na construção do conhecimento histórico;
- Distinguir os conceitos básicos da História, no quadro das Ciências Sociais e Humanas;
- Comparar os diversos rítmos de desenvolvimento político, económico e sociocultural das sociedades humanas ao longo do tempo;
- Manipular as fontes primárias (escritas, orais e materiais) secundárias que constituem a base do conhecimento histórico;
- Aplicar os conhecimentos de TICs na pesquisa e docência;
- Usar o princípio da interdisciplinaridade no processo de elaboração do conhecimento histórico;
- Manejar com rigor técnico o património material e imaterial histórico e cultural visando a sua identificação, conservação e preservação; e
- Leccionar os conteúdos de história do sub-sistema do ensino geral, observando os princípios do multi-culturalismo e valorização dos saberes locais.
- Formar professores e técnicos de educação com uma sólida preparação técnico-científica.
- Proporcionar o desenvolvimento de valores éticos e deontológicos, como forma de garantir a formação de profissionais capazes de servir a sociedade.
- Valorizar o patrimó
- A componente complementar visa:
- Manejar as fontes e métodos da história da áfrica e moçambique;
- Caracterizar a indústria lítica em áfrica e moçambique;
- Explicar o processo de fixação bantu e formação dos estados na áfrica austral e moçambique;
- Explicar o processo de formação dos estados em moçambique e penetração mercantil estrangeira;
- Analisar o colonialismo português em moçambique;
- Reconhecer os feitos da luta de libertação nacional e governação em moçambique até 1990;
- Analisar governação em moçambique de 1990 até séc. xxi;
- Compreender a história dos estados ameríndios;
- Analisar a colonização europeia na américa e os movimentos independentistas;
Critério de Admissão
- 12ª classe ou equivalente
- Disciplinas para admissão:
- Ser candidato do sexo feminino é uma vantagem
Duração do curso e número de créditos
O Curso de Licenciatura em Ensino de História tem a duração de 4 anos (8 semestres), correspondentes a 240 créditos, sendo 180 créditos para cadeiras nucleares e 60 créditos para cadeiras complementares.
Formas de culminação:
- Monografias Cientificas;
- Projecto de intervenção social
Perfil Profissional:
O perfil do graduado, definido a partir do perfil profissional, integra competências, habilidades e atitudes do futuro graduado, desdobrando-se pelos seguintes domínios:
Saber
- Saber desenvolver conceitos fundamentais de História e Ensino de História;
- Saber estruturar o raciocínio de forma lógica e coerente; e
- Saber usar a sua criatividade de forma autónoma, tentando alcançar novas soluções no contexto de cada problema.
Saber-ser e Saber-estar:
- Trabalhar em equipe;
- Respeitar diferenças culturais, valores e individualidades;
- Manter-se aberto a novas ideias, teorias, metodologias, concepções e inovações;
- Participar em projectos de investigação relacionados com História e Ensino;
- Saber viver na unidade e diversidade.
Saber-fazer:
- Utilizar tecnologias de informação e comunicação;
- Participar na elaboração de planos de desenvolvimento institucional;
- Desenvolver estratégias de pesquisa, pedagógicas e de gestão educacional; e
- Promover aprendizagens sistemáticas dos processos de trabalho intelectual