BERNARDINO CORDEIRO FELICIANO
Director da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Pedagógica de Maputo
(Moçambique). Professor Auxiliar no Departamento de Estudos Socioculturais e Desenvolvimento,
com uma trajectória académica nas áreas de Filosofia e Sociologia. Graduado em Filosofia em 2002
(Universidade Pedagógica), obteve o grau de Mestre em Filosofia (Universidade Pedagógica) em
2010 e concluiu o Doutoramento em Sociologia em 2016 pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (Brasil). Possui uma vasta experiência de investigação e ensino em sociologia da família,
sociologia da educação e sociologia política, contribuindo com diversas publicações nos campos da
Filosofia e da Sociologia. Sua actuação académica e científica concentra-se nos temas de
Desenvolvimento e Desigualdades, Poder e Sociedade, bem como Estruturas e Instituições,
abordando questões fundamentais para a compreensão das dinâmicas sociais contemporâneas e
dos desafios enfrentados pelas sociedades em processo de transformação. (Contacto:
JOSÉ P. CASTIANO
Moçambicano, professor no Departamento de Filosofia e Estudos Culturais na Universidade
Pedagógica de Maputo. Nasceu na Beira em 1962. Estudou na Universidade de Greifwald e
doutorou-se na Universidade de Hamburgo (Alemanha). Ocupa a cátedra de Filosofia Africana,
especialidade de educação. Em termos de actividades lectivas, colabora nas instituições como
Universidade Eduardo Mondlane (mestrado em filosofia), Universidade de Barcelona (seminário
doutoral), Universidade Agostinho Neto (Filosofia Africana no mestrado em filosofia), Academia das
Ciências Policiais (Teorias Sociológicas), Universidade A Politécnica (Filosofia nos Cursos de
Doutoramento), Universidade de Coimbra (Seminários Doutorais), etc. Entre as principais obras
publicadas estão: A Longa Marcha por uma Educação para Todos em Moçambique. 300p. Publifix,
Maputo, 2012, 3ª Edição. (com Severino Ngoenha) 2012; Educar para Quê? As transformações do
Sistema de Educação em Moçambique. INDE/Imprensa Universitária, Maputo. 2006; Referenciais da
Filosofia Africana. Em Busca da Intersubjectivação. Ndjira. Maputo. 2010; A “Liberdade” do
Neoliberalismo: Leituras Críticas. Editora Educar, Universidade Pedagógica, Maputo, 2018; Do
Espírito da Tradição ao Espírito da Reconciliação. Maputo, 2021; O Inter-Munthu: Uma Filosofia da
Reconciliação em Busca do Mínimo, Beira. Fundza, 2023. Actualmente se encontra a escrever o livro
Anti-Munthu. Em termos de investigação está interessado nos temas: Dimensão Filosófica do
Neoliberalismo, Filosofia, Política e Ética da Reconciliação, Espírito da Tradição na Política, Ciência,
Ética, Educação para Valores e Relações de Género em África (Contactos:
BENTO RUPIA JÚNIOR
Doutor em Educacao pela Universidade Metodista de Piracicaba do Brasil, Mestre em Educação pela
Universidade Metodista de Piracicaba do Brasil, Graduado em Sociologia pela Faculdade de Letras da
Universidade do Porto de Portugal, Professor da Universidade Pedagógica de Mocambique. Com
experiência vasta em Sociologia Geral, Antropologia, Filosofia e Educação, formação de professores
e Trabalho Docente. Actua principalmente nos seguintes temas: Sociologia da educação, Teorias
Sociologicas e de Estado, Sociologia Rural e Urbana, Identidade e Profissionalização docente. Possui
experiência em trabalhos de Consultoria e estudos para empresas em Sociologia, Recursos Humanos
e Educação (Contactos:
SEVERINO ELIAS NGOENHA
Doutor em Filosofia pela Universidade Gregoria de Roma. Com experiência vasta em Filosofia.
Docente nas disciplinas de Filosofia da Educação, Interculturalidade, Filosofia Africana e Filosofia
Política. Tem várias publicações sobre a Filosofia e Filosofia Africana e destacam-se os seguintes
livros: Por uma Dimensão Moçambicana da Consciência Histórica, Pensamento Engajado, Duas
Interpretações Filosoficas da História do Sec.XVII, Das Independências às Liberdades,
Mukatchanadas, A Longa Marcha duma Educação para Todos em Moçambique, Samora Icon da
Primeira República?, Os Tempos de Filosofia, O Retorno de Bom Selvagem, Intercultura, Alternativa
à Governação Biopolítica, Terceira Questão. Possui experiência em trabalhos de consultoria e
estudos de Programas Curriculares de Ensino Superior, Filosofia Africana e Políticas da Educação
(Contactos:
GUILHERME BASÍLIO
Doutor em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil,
Mestre em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em
Convénio com a Universidade Pedagógica de Moçambique, Graduado em Ensino de Filosofia pela
Universidade Pedagógica de Moçambique, Professor da Universidade Pedagógica de Moçambique.
Lecciona as seguintes disciplinas: Métodos de Estudo e Investigação Científica, Teoria sobre
Políticas Públicas, Políticas Públicas de Educação, Administração Pública e Grupos de Pressão. Tem
publicações de vários artigos e alguns livros destacando-se Os Saberes Locais e novo Currículo de
Ensino Básico em Moçambique e O Estado e a Escola na Construção da Identidade Política
Moçambicana (no prelo). Tem larga experiência em trabalhos de consultoria na área de Educação
(Contacto:
RUFINO FILIPE ADRIANO
Doutor em Filosofia e Mestre em Filosofia pela Universidade Paris 8 e Licenciado em Ensino de
Filosofia pela Universidade Pedagógica. Docente da Universidade Pedagógica nas disciplinas de
Epistemologia, Filosofia da Linguagem e Filosofia do Direito. Tem publicações de artigos científicos e
interesse em pesquisa nos campos de Epistemologia, Filosofia da Linguagem, Filosofia do Direito.
Possui experiência em trabalhos de Consultoria sobre os programas de ensino superior (Contactos:
HERMENEGILDO ARMINDO LANGE
Doutorando em Ciências Políticas pela Bircham International University da Espanha, Licenciado em
Ensino de História e Geografia e Mestrado em Educação/Ensino de História pela Universidade
Pedagógica de Moçambique. Tem publicações nos campos de História Social, Políticas de Educação e
Currículo. Docente na Universidade Pedagógica onde leciona as disciplinas de Estudos
Contemporâneos, Estudos Asiáticos Contemporâneos, Introdução à Ciências Politicas e Didáctica de
História. Presta serviços de consultoria na área da Educação (Contacto:
SEVERINO ELIAS NGOENHA
Doutor em Filosofia pela Universidade Gregoria de Roma. Com experiência vasta em Filosofia.
Docente nas disciplinas de Filosofia da Educação, Interculturalidade, Filosofia Africana e Filosofia
Política. Tem várias publicações sobre a Filosofia e Filosofia Africana e destacam-se os seguintes
livros: Por uma Dimensão Moçambicana da Consciência Histórica, Pensamento Engajado, Duas
Interpretações Filosoficas da História do Sec.XVII, Das Independências às Liberdades,
Mukatchanadas, A Longa Marcha duma Educação para Todos em Moçambique, Samora Icon da
Primeira República?, Os Tempos de Filosofia, O Retorno de Bom Selvagem, Intercultura, Alternativa
à Governação Biopolítica, Terceira Questão. Possui experiência em trabalhos de consultoria e
estudos de Programas Curriculares de Ensino Superior, Filosofia Africana e Políticas da Educação
(Contactos:
GUILHERME BASÍLIO
Doutor em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil,
Mestre em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em
Convénio com a Universidade Pedagógica de Moçambique, Graduado em Ensino de Filosofia pela
Universidade Pedagógica de Moçambique, Professor da Universidade Pedagógica de Moçambique.
Lecciona as seguintes disciplinas: Métodos de Estudo e Investigação Científica, Teoria sobre
Políticas Públicas, Políticas Públicas de Educação, Administração Pública e Grupos de Pressão. Tem
publicações de vários artigos e alguns livros destacando-se Os Saberes Locais e novo Currículo de
Ensino Básico em Moçambique e O Estado e a Escola na Construção da Identidade Política
Moçambicana (no prelo). Tem larga experiência em trabalhos de consultoria na área de Educação
(Contacto:
RUFINO FILIPE ADRIANO
Doutor em Filosofia e Mestre em Filosofia pela Universidade Paris 8 e Licenciado em Ensino de
Filosofia pela Universidade Pedagógica. Docente da Universidade Pedagógica nas disciplinas de
Epistemologia, Filosofia da Linguagem e Filosofia do Direito. Tem publicações de artigos científicos e
interesse em pesquisa nos campos de Epistemologia, Filosofia da Linguagem, Filosofia do Direito.
Possui experiência em trabalhos de Consultoria sobre os programas de ensino superior (Contactos:
HERMENEGILDO ARMINDO LANGE
Doutorando em Ciências Políticas pela Bircham International University da Espanha, Licenciado em
Ensino de História e Geografia e Mestrado em Educação/Ensino de História pela Universidade
Pedagógica de Moçambique. Tem publicações nos campos de História Social, Políticas de Educação e
Currículo. Docente na Universidade Pedagógica onde leciona as disciplinas de Estudos
Contemporâneos, Estudos Asiáticos Contemporâneos, Introdução à Ciências Politicas e Didáctica de
História. Presta serviços de consultoria na área da Educação (Contacto:
JORGE EVARISTO MUSSAGO CHOMA
Doutorando em Filosofia pela Universidade Pedagógica, Mestre em Educação/Ensino de Filosofia
pela Universidade Pedagógica, Licenciatura em Filosofia pela UNILASSALE no Brasil. Docente e tem
interesse na pesquisa nas áreas de Filosofia Política, Ética Política, Ciência Política na Universidade
Pedagógica de Moçambique. Tem publicações no campo da Ética e Filosofia Política (Contacto:
LUÍS CIPRIANO MANUEL
Doutorado em Filosofia, Licenciado em Ensino de Filosofia e Mestrado em Educação/Ensino de
Filosofia pela Universidade Pedagógica. Tem publicações e interesse em pesquisa nos campos de
Epistemologia, Filosofia Africana, Filosofia Moderna e Contemporanea. Docente na Universidade
Pedagógica onde leciona as disciplinas de Epistemologia, Lógica e Filosofia da Pós-Modernidade
(Contacto:
JOSÉ FRANCISCO COSSA
Doutorando em Filosofia, Mestrado em Educação/Ensino de Filosofia e Licenciado em Ensino de
Filosofia pela Universidade Pedagógica de Maputo. Docente na Universidade Pedagógica onde
leciona as disciplinas de Filosofia Antiga, Filosofia Medieval e Filosofia Moderna. Tem publicações e
interesse em pesquisa nos campos de Filosofia Antiga, Filosofia Medieval e Filosofia Moderna
(Contacto:
MAFOIA PAULO MAFOIA
Doutorando em Filosofia, Mestrado em Educação/Ensino de Filosofia e Licenciado em Ensino de
Filosofia pela Universidade Pedagógica de Maputo. Docente na Universidade Pedagógica onde
leciona as disciplinas de Antropologia Filosófica, História da Filosofia Moderna. Tem publicações e
interesse em pesquisa nos campos de Antropologia Filosófica, Ética e Filosofia Moderna (Contacto:
ROSA ALFREDO MECHIÇO
Doutora em Filosofia, Mestrada em Educação/Ensino de Filosofia e Licenciada em Ensino de Filosofia
pela Universidade Pedagógica. Docente na Universidade Pedagógica onde leciona as disciplinas de
Didácticas de Filosofia, Ética das Instituições, Introdução a Filosofia e Filosofia Política. Tem
publicações e interesse em pesquisa nos campos de Ética das Instituições e Filosofia Política
(Contacto:
STÉLIA ROSA MUIANGA
Doutoranda em Filosofia, Mestrado em Educação/Ensino de Filosofia e Licenciado em Ensino de
Filosofia pela Universidade Pedagógica de Maputo. Docente na Universidade Pedagógica onde
leciona as disciplinas de Filosofia Africana, História da Filosofia Antiga e Interculturalidade. Tem
publicações em artigos científicos e interesse em pesquisa nos campos de Filosofia Africana e
Interculturalidade (Contacto:
WAQUISSONE EVERSONE MAJENDA
Doutorando em Filosofia pela Universidade Pedagógica, Mestrado em Filosofia pela Universidade
São Tomás de Moçambique e Licenciado em Filosofia pela UNISINOS-Brasil. Docente na Universidade
Pedagógica onde leciona as disciplinas de Didácticas de Filosofia, História da Filosofia Antiga e
História da Filosofia Medieval. Tem publicações em artigos científicos e interesse em pesquisa no
campo de História da Filosofia (Contacto:
ZEFANIAS AUGUSTO CHIHULUME
Doutor em Educacao pela Universidade Metodista de Piracicaba do Brasil, Mestrado em Filosofia, na
Especialidade Filosofia de Religião pela Éden Seminary nos EUA. Docente na Universidade
Pedagógica onde leciona as disciplinas Filosofia Africana e Filosofia da Religião. Tem publicações em
artigos científicos e interesse em pesquisa no campo de Ética e Relação entre Religião e Política
(Contacto:
VIRGÍNIA SAMPAIO GINGIR
Doutoranda em Filosofia, Mestrado em Educação/Ensino de Filosofia e Licenciado em Ensino de
Filosofia pela Universidade Pedagógica de Maputo. Docente na Universidade Pedagógica onde
leciona a disciplina de História de Filosofia Antiga. Tem publicações de artigos científicos e interesse
em pesquisa no campo da História da Filosofia (Contacto:
DESIDÉRIO LINO LOTE
Mestrado em Ciência Política nos EUA e Licenciado em Filosofia pela Universidade São Tomás de
Moçambique. Docente na Universidade Pedagógica onde leciona as disciplinas de Ciência Política e
Filosofia de Educação. Tem publicações de artigos científicos e interesse em pesquisa no campo da
Ciência Política (Contacto:
ANSELMO PANSE CHIZENGA
Doutor em Sociologia e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul do
Brasil e Licenciado em Ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Docente
na Universidade Pedagógica onde leciona as disciplinas de Introdução a Sociologia e Sociologia da
Educação. Tem publicações de artigos científicos e interesse em pesquisa no campo da Sociologia do
Ambiente e Sociologia do Desenvolvimento (Contacto: