Cursos de Graduação e Pós-Graduação

 Licenciatura em Ensino de Filosofia

  1. DESIGNACÃO DO CURSO
  1. OBJECTIVOS DO CURSO DE FILOSOFIA
    • Objectivo Geral

Formar profissionais de nível superior com conhecimentos adequados em Filosofia por forma a garantir o ensino desta disciplina nos diferentes subsistemas de ensino.

  • Objectivos Específicos

Os objectivos da formação em ensino da Filosofia são os seguintes:

  1. Promover a investigação na área de Filosofia como forma de melhorar a formação, buscar a solução para os problemas de ensino e da sociedade;
  2. Contribuir para o desenvolvimento de valores éticos e deontológicos como forma de melhorar a formação de professores;
  3. Garantir, na base das necessidades reais, a formação de professores de filosofia com um minor de opção do próprio estudante.

3. Critério de Admissão

O acesso ao Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia será de acordo com a legislação em vigor sobre o Ensino Superior, plasmados no artigo 4 da Lei do Ensino Superior – Lei nº 5/2003 de 21 de Janeiro, consubstanciado com o estatuído nos artigos 2 e 3 do Regulamento Académico da UP, a saber:

  1. Podem candidatar-se ao Ensino Superior os indivíduos que tenham concluído com aprovação a 12ª Classe do Ensino Geral ou Equivalente;
  2. Para tal, as provas de admissão incluem as disciplinas de Fundamentos de Filosofia e Língua Portuguesa.
  3. Missão do Curso:

O Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia tem a missão de garantir a formação de professores de Filosofia para o nível secundário, assim como a formação de técnicos na área de Ética e de Ciências Sociais e Filosóficas, qualificando profissionais em investigação e extensão oferecendo cursos de graduação nos regimes Laboral e Pós-Laboral.

  1. Duração do curso e número de créditos

A duração do curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia é de 4 anos (8 Semestres), correspondentes a 240 créditos, sendo 180 créditos para cadeiras nucleares e 60 créditos para cadeiras complementares.

  1. Formas de culminação:
  • Monografia Científica
  • Projecto de Intervenção e de Inovação
  • Relatório de Estágio Profissionalizante.

7. Perfil Profissional:

7.1. No domínio do saber-conhecer, o graduado deve:

  • Saber desenvolver os conceitos fundamentais da Filosofia e da Didáctica de Ensino de Filosofia, bem como de outras áreas científicas afins;
  • Estruturar o raciocínio de uma forma lógica e coerente;
  • Saber ser autónomo e criativo na aplicação do aprendido;
  • Integrar os conhecimentos científicos numa perspectiva multidisciplinar;
  • Conhecer teorias e modelos de filósofos ao longo da história da Filosofia;
  • Desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas teorias, metodologias e técnicas de ensino e inovações, e procurar esse conhecimento como forma de valorização pessoal e dos ambientes onde se insere.

7.2. No domínio do saber-fazer, o graduado deve:

  • Ser capaz de exercer a sua actividade profissional na escola, garantindo a todos os alunos um conjunto de aprendizagens que promovam o seu desenvolvimento integral;
  • Ser capaz de desenvolver a autonomia dos alunos e a plena inclusão na sociedade, tendo em conta o carácter complexo e diferenciado das aprendizagens escolares;
  • Saber utilizar correctamente as técnicas de comunicação e a língua de ensino;
  • Saber utilizar, em função das diferentes situações, linguagens diversas e suportes variados, nomeadamente, tecnologias de informação e comunicação, promovendo a aquisição de competências básicas nesse domínio;
  • Saber apresentar, de forma oral e escrita, os seus estudos, conclusões ou propostas, sabendo utilizar, para o efeito, a tecnologia ao seu dispor;
  • Saber promover a aprendizagem sistemática dos processos de trabalho intelectual e das formas de organizar e comunicar, bem como, o envolvimento activo dos alunos nos processos de aprendizagem e gestão do currículo;
  • Ser capaz de desenvolver estratégias pedagógicas diferenciadas, conducentes ao sucesso e à realização de cada aluno no quadro da diversidade cultural e da heterogeneidade dos sujeitos, mobilizando valores, saberes, experiências culturais e sociais dos alunos;
  • Ser capaz de realizar actividades educativas de apoio aos alunos e cooperar na identificação e acompanhamento dos alunos com necessidades educativas especiais;
  • Saber utilizar a validação de diferentes modalidade e áreas de aplicação, como elemento regulador e promotor da qualidade de ensino, da aprendizagem e da própria informação;
  • Integrar no projecto curricular saberes e práticas culturais da comunidade conferindo-lhe necessária relevância educativa;
  • Reflectir sobre as práticas, apoiando-se na experiência, na investigação e em outros recursos importantes para a avaliação do seu desenvolvimento profissional, nomeadamente no seu próprio projecto de formação;
  • Participar em projectos de investigação relacionados com o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos;
  • Participar em projectos de investigação científica de base, relacionada com a deontologia profissional, meio ambiente e participação activa nos destinos da nação.

 7.3. No domínio do saber ser e estar, o graduado deve:

  • Desenvolver a compreensão do outro;
  • Ter capacidade de realizar projectos comuns;
  • Saber gerir conflitos;
  • Trabalhar em equipa;
  • Interagir com indivíduos, colectividades e população;
  • Respeitar os valores, culturas e individualidades numa perspectiva pluralista, da compreensão mútua e da paz;
  • Ser capaz de incentivar a construção participada de regras de convivência democrática e gerir com segurança e flexibilidade situações problemáticas e conflitos interpessoais de natureza diversa;
  • Valorizar a escola enquanto pólo de desenvolvimento sociocultural, cooperando com as outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos;
  • Estar sensibilizado sobre a necessidade de aprendizagem permanente, numa perspectiva de formação ao longo da vida, tendo em conta o desenvolvimento do conhecimento científico potenciado pela globalização;
  • Manifestar-se de forma ponderada e respeitar as diferenças culturais e pessoais dos alunos e demais membros da comunidade educativa, valorizando os diferentes traços culturais e combatendo os comportamentos de exclusão e discriminação;
  • Ter sempre em perspectiva o trabalho em equipe como factor de enriquecimento da sua formação e da sua actividade profissional, privilegiando a partilha de saberes e das experiências.

 

 

Objectivos do curso de licenciatura em Serviço Social e Acção Humanitária

O Curso de Licenciatura em Licenciatura em Serviço Social e Acção Humanitária, está subdividido em duas componentes: Uma nuclear e outra complementar (que confere a habilitação em Acção Humanitária).

a) A componente nuclear visa:

Proporcionar os graduandos estratégias e técnicas que permitam responder a problemas sociais e executar políticas públicas e sociais;

 Promover nos graduandos a mudança social, constituir-se como agente de mediação social, institucional e interpessoal;

 Dotar os graduandos em estratégias e técnicas para a avaliação de políticas sociais para a reconstituição do tecido societal e o fortalecimento da cidadania e da participação em Moçambique.

b) A componente complementar visa:

 Capacitar os futuros assistentes sociais e humanitários na análise crítica, avaliação e transformação de contextos e políticas sociais, sob o enfoque da qualidade de vida, do desenvolvimento social, dos direitos humanos e da Justiça Social;

 Habilitar os graduandos em analisar, de forma, criativa, questões ligadas a intervenção social e humanitario em vista o emponderamento das comunidades locais;

 Capacitar os graduandos para compreender processos de elaboração de intervenções sociais bem como a serem capazes de participar de processos associados a essas intervenções concretamente as grandes questões sociais no âmbito da intervenção e pesquisa social;

Formas de Culminação do curso

  • Monografias Cientificas;
  • Relatório de estágio profissionalizante;
  • Projecto de Intervenção.

Perfil Profissional:

Perfil da área nuclear:

Teoricamente desvenda e interpreta, através do movimento de construção e desconstrução, as questões estruturais e conjunturais, das problemáticas sociais e humanitárias presentes na sociedade moçambicana;

 Tecnicamente seja capaz de elaborar diagnósticos, de programas e projectos sociais, e de outros suportes instrumentais próprios da profissão;

 Eticamente tenha uma atitude de negação das evidências e da emissão de juízos de valor, substituindo-a por uma atitude ética que respeite os valores os direitos humanos e a justiça social;

Perfil da área complementar:

Capacidade de comunicação interpessoal e relação profissional, utilizando a linguagem adequada às circunstâncias, a forma eficiente de produzir e transmitir a mensagem e a de captar as diferentes formas de feedback;

 Capacidade de trabalho em equipa e controle de riscos;

 Desejo de superação pessoal/profissional, através de processos de supervisão e de formação permanente;

 Ter uma atitude proactiva no estabelecimento de parcerias para a realização de pesquisa e actividades de intervenção social.

No domínio do saber-fazer, o graduado:

Utiliza a criatividade de forma autónoma, recorrendo às fontes de informação disponíveis para a resolução de problemas concretos do quotidiano;

Habilitado em trabalhar em contextos multidisciplinares e multiculturais;

 Capacitado em trabalhar em qualquer área de actividade social que necessita contribuição Social.

 

No domínio do saber ser e estar, o graduado:

Utiliza a criatividade de forma autónoma, recorrendo às fontes de informação disponíveis para a resolução de problemas concretos do quotidiano;

Habilitado em trabalhar em contextos multidisciplinares e multiculturais;

Capacitado em trabalhar em qualquer área de actividade social que necessita contribuição Social.

 Licenciatura em  Ensino de História no regime de ensino a distância
O Curso de Licenciatura em Ensino de História, está subdividido em duas componentes:
Uma nuclear e outra complementar.
    1. A componente nuclear visa:
  • Caracterizar os processos históricos em termos de espaço, domínios da vida humana e tempo;
  • Aplicar os métodos, as técnicas e as teorias da História na construção do conhecimento histórico;
  • Distinguir os conceitos básicos da História, no quadro das Ciências Sociais e Humanas;
  • Comparar os diversos rítmos de desenvolvimento político, económico e sociocultural das sociedades humanas ao longo do tempo;
  • Manipular as fontes primárias (escritas, orais e materiais) secundárias que constituem a base do conhecimento histórico;
  • Aplicar os conhecimentos de TICs na pesquisa e docência;
  • Usar o princípio da interdisciplinaridade no processo de elaboração do conhecimento histórico;
  • Manejar com rigor técnico o património material e imaterial histórico e cultural visando a sua identificação, conservação e preservação; e
  • Leccionar os conteúdos de história do sub-sistema do ensino geral, observando os princípios do multi-culturalismo e valorização dos saberes locais.
  • Formar professores e técnicos de educação com uma sólida preparação técnico-científica.
  • Proporcionar o desenvolvimento de valores éticos e deontológicos, como forma de garantir a formação de profissionais capazes de servir a sociedade.
  • Valorizar o patrimó
    nio histórico-cultural e a sua inserção nos programas de ensino.
  1. A componente complementar visa:
  • Manejar as fontes e métodos da história da áfrica e moçambique;
  • Caracterizar a indústria lítica em áfrica e moçambique;
  • Explicar o processo de fixação bantu e formação dos estados na áfrica austral e moçambique;
  • Explicar o processo de formação dos estados em moçambique e penetração mercantil estrangeira;
  • Analisar o colonialismo português em moçambique;
  • Reconhecer os feitos da luta de libertação nacional e governação em moçambique até 1990;
  • Analisar governação em moçambique de 1990 até séc. xxi;
  • Compreender a história dos estados ameríndios;
  • Analisar a colonização europeia na américa e os movimentos independentistas;

Critério de Admissão 

  • 12ª classe ou equivalente
  • Disciplinas para admissão:
  • Ser candidato do sexo feminino é uma vantagem

Duração do curso e número de créditos

O Curso de Licenciatura em Ensino de História tem a duração de 4 anos (8 semestres), correspondentes a 240 créditos, sendo 180 créditos para cadeiras nucleares e 60 créditos para cadeiras complementares.

Formas de culminação:

  • Monografias Cientificas;
  • Projecto de intervenção social

Perfil Profissional

O perfil do graduado, definido a partir do perfil profissional, integra competências, habilidades e atitudes do futuro graduado, desdobrando-se pelos seguintes domínios:

Saber

  • Saber desenvolver conceitos fundamentais de História e Ensino de História;
  • Saber estruturar o raciocínio de forma lógica e coerente; e
  • Saber usar a sua criatividade de forma autónoma, tentando alcançar novas soluções no contexto de cada problema.

Saber-ser e Saber-estar:

  • Trabalhar em equipe;
  • Respeitar diferenças culturais, valores e individualidades;
  • Manter-se aberto a novas ideias, teorias, metodologias, concepções e inovações;
  • Participar em projectos de investigação relacionados com História e Ensino;
  • Saber viver na unidade e diversidade.

Saber-fazer:

  • Utilizar tecnologias de informação e comunicação;
  • Participar na elaboração de planos de desenvolvimento institucional;
  • Desenvolver estratégias de pesquisa, pedagógicas e de gestão educacional; e
  • Promover aprendizagens sistemáticas dos processos de trabalho intelectual