Cursos de Graduação e Pós-Graduação

Objectivos do Curso de Licenciatura em  Ensino de História

O Curso de Licenciatura em Ensino de História, está subdividido em duas componentes:

Uma nuclear e outra complementar.

a) A componente nuclear visa:

Caracterizar os processos históricos em termos de espaço, domínios da vida humana e tempo;

 Aplicar os métodos, as técnicas e as teorias da História na construção do conhecimento histórico;

 Distinguir os conceitos básicos da História, no quadro das Ciências Sociais e Humanas;

 Comparar os diversos rítmos de desenvolvimento político, económico e sociocultural das sociedades humanas ao longo do tempo;

 Manipular as fontes primárias (escritas, orais e materiais) secundárias que constituem a base do conhecimento histórico;

Aplicar os conhecimentos de TICs na pesquisa e docência;

Usar o princípio da interdisciplinaridade no processo de elaboração do conhecimento histórico;

 Manejar com rigor técnico o património material e imaterial histórico e cultural visando a sua identificação, conservação e preservação; e

Leccionar os conteúdos de história do sub-sistema do ensino geral, observando os princípios do multi-culturalismo e valorização dos saberes locais.

 Formar professores e técnicos de educação com uma sólida preparação técnico-científica.

 Proporcionar o desenvolvimento de valores éticos e deontológicos, como forma de garantir a formação de profissionais capazes de servir a sociedade.

 Valorizar o património histórico-cultural e a sua inserção nos programas de ensino.

b) A componente complementar visa:

 Manejar as fontes e métodos da história da áfrica e moçambique;

 Caracterizar a indústria lítica em áfrica e moçambique;

 Explicar o processo de fixação bantu e formação dos estados na áfrica austral e

moçambique;

 Explicar o processo de formação dos estados em moçambique e penetração mercantil estrangeira;

 Analisar o colonialismo português em moçambique;

 Reconhecer os feitos da luta de libertação nacional e governação em moçambique até

1990;

Analisar governação em moçambique de 1990 até séc. xxi;

 Compreender a história dos estados ameríndios;

Analisar a colonização europeia na américa e os movimentos independentistas;

Critério de Admissão 

 12ª classe ou equivalente

Disciplinas para admissão:

Ser candidato do sexo feminino é uma vantagem

Duração do curso e número de créditos

O Curso de Licenciatura em Ensino de História tem a duração de 4 anos (8 semestres), correspondentes a 240 créditos, sendo 180 créditos para cadeiras nucleares e 60 créditos para cadeiras complementares.

Formas de culminação:

Monografias Cientificas;

Projecto de intervenção social

Perfil Profissional: 

O perfil do graduado, definido a partir do perfil profissional, integra competências, habilidades e atitudes do futuro graduado, desdobrando-se pelos seguintes domínios:

Saber

 Saber desenvolver conceitos fundamentais de História e Ensino de História;

 Saber estruturar o raciocínio de forma lógica e coerente; e

 Saber usar a sua criatividade de forma autónoma, tentando alcançar novas soluções no

contexto de cada problema.

Saber-ser e Saber-estar:

 Trabalhar em equipe;

 Respeitar diferenças culturais, valores e individualidades;

 Manter-se aberto a novas ideias, teorias, metodologias, concepções e inovações;

 Participar em projectos de investigação relacionados com História e Ensino;

 Saber viver na unidade e diversidade.

Saber-fazer:

 Utilizar tecnologias de informação e comunicação;

 Participar na elaboração de planos de desenvolvimento institucional;

 Desenvolver estratégias de pesquisa, pedagógicas e de gestão educacional; e

 Promover aprendizagens sistemáticas dos processos de trabalho intelectual

Designação:

Curso: Licenciatura em Sociologia E Desenvolvimento De Instituições

Objectivos do curso

O Curso de Licenciatura em Licenciatura em Sociologia E Desenvolvimento De Instituições, está subdividido em duas componentes: Uma nuclear e outra complementar (que confere a habilitação em Desenvolvimento De Instituições).

a) A componente nuclear visa:

 Habilitar os graduandos de ferramentas teórico-conceituais e metodológicas da área da sociologia;

Proporcionar os graduandos para pensar e fazer de forma disciplinada e sistemática a sociologia;

 Doptar os graduandos de recursos cognitivos para análises intra, multi e interdisciplinares que lhes permitam capitalizar os campos de saber da Sociologia e o seu respaldo nas áreas de Desenvolvimento das Instituições.

b) A componente complementar visa:

Capacitar as/os graduada(o)s na produção de conhecimentos que lhes permitam desenhar e interpretar as políticas públicas, actores sociais gestadas pelo desenvolvimento e das instituições;

Capacitar os graduados na elaboração de intervenções sociais ligadas às questões sociais ligadas ao Desenvolvimento das instituições, com sentido crítico.

Critério de Admissão

  • 12ª classe ou equivalente
  • Disciplinas para admissão: Portugues e História
  • Ser candidato do sexo feminino é uma vantagem.

Duração do curso e número de créditos

  • 4 anos (8 Semestres) equivalentes a 240 créditos sendo 180 créditos para área nuclear e 60 créditos para o área complementar.

Formas de Culminação do curso

  • Monografias Cientificas;
  • Relatório de estágio profissionalizante;
  • Projecto de Intervenção.

 

 

 

 

Perfil Profissional:

Perfil da área nuclear:

 Os graduandos aplicam um conjunto de ferramentas teórico-conceituais e metodológicas que o permitam exercer de forma complexa o exercício sociológico e aplicá-los em situações ligadas ao desenvolvimento de instituições;

 Graduandos habilitados em gerir conflitos, respeitando o pluralismo e a diversidade entre os seres humanos, resultantes das diferenças sociais existentes entre diferentes grupos sociais;

 Graduados conhecem a relevância do saber Sociológico na explicação e resolução dos problemas sociais que preocupam o mundo no geral e a sociedade moçambicana.

Perfil da área complementar:

 Participa em Projectos de Pesquisa educacional e elaboração de currículos para os níveis primários e secundários;

 Participa em projectos de investigação multi e interdisciplinares relativos aos assuntos sociais, com ênfase nos aspectos sociologicos.

No domínio do saber-fazer, o graduado:

 Trabalha em organizações não-governamentais que prestam serviços comunitários;

Prestação de serviços consultorias;

Trabalha em instituições públicas que lidam com questões culturais e desenvolvimento;

 Participa em Projectos de Pesquisa educacional e elaboração de currículos para os níveis primários e secundários;

 Participa em projectos de investigação multi e interdisciplinar relativos aos assuntos sociais, com ênfase nos aspectos sociologicos.

No domínio do saber ser e estar, o graduado:

 Utiliza a criatividade de forma autónoma, recorrendo às fontes de informação disponíveis para a resolução de problemas concretos do quotidiano;

Habilitado em trabalhar em contextos multidisciplinares e multiculturais;

Capacitado em trabalhar em qualquer área de actividade social que necessita  contribuição Sociológi