Cursos de Graduação e Pós-Graduação

 

O Curso de Licenciatura em Antropologia e Desenvolvimento Comunitário

Objectivos do Curso

O Curso de Licenciatura em Antropologia e Desenvolvimento Comunitário, está

subdividido em duas componentes:

Uma nuclear e outra complementar.

a) A componente nuclear visa:

Proporcionar aos estudantes conhecimentos antropológicos

para compreensão das realidades socioculturais do Mundo e

Moçambique em particular;

 Introduzir nos graduandos pressupostos teóricos e metodológicos de antropologia que os capacitem a lidar com a diversidade humana de forma criativa e isenta de preconceitos;

 Familiarizar os estudantes sobre os debates e práticas em volta de desenvolvimento no mundo e em Moçambique;

 Mostrar aos formandos a contribuição da Antropologia nas abordagens socioculturais e desenvolvimento comunitário.

b) A componente complementar visa:

 Dotar aos formandos de instrumentos de indução de um desenvolvimento comunitários nas sociedades moçambicanas;

 Formar profissionais capazes de intervir na sociedade com respeito a diversidade sociocultural no país;

Conceder aos estudantes conhecimentos na elaboração, implementação e avaliação de projectos sociais no âmbito de desenvolvimento comunitário;

 Formar técnicos com uma sólida preparação científica em assuntos socioculturais e de desenvolvimento no país.

Critério de Admissão

12ª Classe ou equivalente

 Disciplinas para admissão: História e Português.

Duração do curso e número de créditos

A duração do curso de Licenciatura em Antropologia e Desenvolvimento

Comunitário é de 4 anos (8 Semestres), correspondentes a 240 créditos, sendo

180 créditos para cadeiras nucleares e 60 créditos para cadeiras complementares.

Formas de culminação:

 Monografia Científica

 Projecto de Intervenção e de Inovação

 Relatório de Estágio Profissionalizante

Perfil Profissional

Perfil da área nuclear:

1. No domínio do saber-conhecer, o graduado deve:

Aplica os conhecimentos antropológicos na análise e interpretação das realidades socioculturais no mundo e em Moçambique;

 Saber desenvolver os conceitos fundamentais da Antropologia, bem como de outras áreas científicas afins;

 Estruturar o raciocínio de uma forma lógica e coerente;

Saber ser autónomo e criativo na aplicação do aprendido;

Integrar os conhecimentos científicos numa perspectiva multidisciplinar;

Conhecer teorias que constituíram a história do pensamento antropológico;

Desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais

No domínio do saber-fazer, o graduado deve:

 Trabalha em organizações não-governamentais que prestam serviços comunitários;

Participa em Projectos de Pesquisa educacional e elaboração de currículos para os níveis primários e secundários;

 Participa em projectos de investigação multi e interdisciplinar relativos aos assuntos sociais, com ênfase nos aspectos sócio-antropológicos.

3. No domínio do saber ser e estar, o graduado deve:

 Habilitado em trabalhar em contextos multidisciplinares e multiculturais;

 Capacitado em trabalhar em qualquer área de actividade social que necessita contribuição antropológica.

Perfil da área complementar:

1. No domínio do saber-conhecer, o graduado deve:

 Possui conhecimentos na interpretação e indução de desenvolvimento comunitário;

 Conhece a relevância do saber antropológico na explicação e resolução dos problemas sociais que preocupa a sociedade moçambicana;

 Elabora, implementam e avaliam os projectos de desenvolvimento comunitário.

No domínio do saber-fazer, o graduado deve:

Prestação de serviços consultorias;

Trabalha em instituições públicas que lidam com questões culturais e desenvolvimento.

 

 

No domínio do saber ser e estar, o graduado deve:

Utiliza a criatividade de forma autónoma, recorrendo às fontes de informação  disponíveis para a resolução de problemas concretos do quotidianos.