Cursos de Graduação e Pós-Graduação

 Licenciatura em Ensino de Filosofia

  1. DESIGNACÃO DO CURSO
  1. OBJECTIVOS DO CURSO DE FILOSOFIA
    • Objectivo Geral

Formar profissionais de nível superior com conhecimentos adequados em Filosofia por forma a garantir o ensino desta disciplina nos diferentes subsistemas de ensino.

  • Objectivos Específicos

Os objectivos da formação em ensino da Filosofia são os seguintes:

  1. Promover a investigação na área de Filosofia como forma de melhorar a formação, buscar a solução para os problemas de ensino e da sociedade;
  2. Contribuir para o desenvolvimento de valores éticos e deontológicos como forma de melhorar a formação de professores;
  3. Garantir, na base das necessidades reais, a formação de professores de filosofia com um minor de opção do próprio estudante.

3. Critério de Admissão

O acesso ao Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia será de acordo com a legislação em vigor sobre o Ensino Superior, plasmados no artigo 4 da Lei do Ensino Superior – Lei nº 5/2003 de 21 de Janeiro, consubstanciado com o estatuído nos artigos 2 e 3 do Regulamento Académico da UP, a saber:

  1. Podem candidatar-se ao Ensino Superior os indivíduos que tenham concluído com aprovação a 12ª Classe do Ensino Geral ou Equivalente;
  2. Para tal, as provas de admissão incluem as disciplinas de Fundamentos de Filosofia e Língua Portuguesa.
  3. Missão do Curso:

O Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia tem a missão de garantir a formação de professores de Filosofia para o nível secundário, assim como a formação de técnicos na área de Ética e de Ciências Sociais e Filosóficas, qualificando profissionais em investigação e extensão oferecendo cursos de graduação nos regimes Laboral e Pós-Laboral.

  1. Duração do curso e número de créditos

A duração do curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia é de 4 anos (8 Semestres), correspondentes a 240 créditos, sendo 180 créditos para cadeiras nucleares e 60 créditos para cadeiras complementares.

  1. Formas de culminação:
  • Monografia Científica
  • Projecto de Intervenção e de Inovação
  • Relatório de Estágio Profissionalizante.

7. Perfil Profissional:

7.1. No domínio do saber-conhecer, o graduado deve:

  • Saber desenvolver os conceitos fundamentais da Filosofia e da Didáctica de Ensino de Filosofia, bem como de outras áreas científicas afins;
  • Estruturar o raciocínio de uma forma lógica e coerente;
  • Saber ser autónomo e criativo na aplicação do aprendido;
  • Integrar os conhecimentos científicos numa perspectiva multidisciplinar;
  • Conhecer teorias e modelos de filósofos ao longo da história da Filosofia;
  • Desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas teorias, metodologias e técnicas de ensino e inovações, e procurar esse conhecimento como forma de valorização pessoal e dos ambientes onde se insere.

7.2. No domínio do saber-fazer, o graduado deve:

  • Ser capaz de exercer a sua actividade profissional na escola, garantindo a todos os alunos um conjunto de aprendizagens que promovam o seu desenvolvimento integral;
  • Ser capaz de desenvolver a autonomia dos alunos e a plena inclusão na sociedade, tendo em conta o carácter complexo e diferenciado das aprendizagens escolares;
  • Saber utilizar correctamente as técnicas de comunicação e a língua de ensino;
  • Saber utilizar, em função das diferentes situações, linguagens diversas e suportes variados, nomeadamente, tecnologias de informação e comunicação, promovendo a aquisição de competências básicas nesse domínio;
  • Saber apresentar, de forma oral e escrita, os seus estudos, conclusões ou propostas, sabendo utilizar, para o efeito, a tecnologia ao seu dispor;
  • Saber promover a aprendizagem sistemática dos processos de trabalho intelectual e das formas de organizar e comunicar, bem como, o envolvimento activo dos alunos nos processos de aprendizagem e gestão do currículo;
  • Ser capaz de desenvolver estratégias pedagógicas diferenciadas, conducentes ao sucesso e à realização de cada aluno no quadro da diversidade cultural e da heterogeneidade dos sujeitos, mobilizando valores, saberes, experiências culturais e sociais dos alunos;
  • Ser capaz de realizar actividades educativas de apoio aos alunos e cooperar na identificação e acompanhamento dos alunos com necessidades educativas especiais;
  • Saber utilizar a validação de diferentes modalidade e áreas de aplicação, como elemento regulador e promotor da qualidade de ensino, da aprendizagem e da própria informação;
  • Integrar no projecto curricular saberes e práticas culturais da comunidade conferindo-lhe necessária relevância educativa;
  • Reflectir sobre as práticas, apoiando-se na experiência, na investigação e em outros recursos importantes para a avaliação do seu desenvolvimento profissional, nomeadamente no seu próprio projecto de formação;
  • Participar em projectos de investigação relacionados com o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos;
  • Participar em projectos de investigação científica de base, relacionada com a deontologia profissional, meio ambiente e participação activa nos destinos da nação.

 7.3. No domínio do saber ser e estar, o graduado deve:

  • Desenvolver a compreensão do outro;
  • Ter capacidade de realizar projectos comuns;
  • Saber gerir conflitos;
  • Trabalhar em equipa;
  • Interagir com indivíduos, colectividades e população;
  • Respeitar os valores, culturas e individualidades numa perspectiva pluralista, da compreensão mútua e da paz;
  • Ser capaz de incentivar a construção participada de regras de convivência democrática e gerir com segurança e flexibilidade situações problemáticas e conflitos interpessoais de natureza diversa;
  • Valorizar a escola enquanto pólo de desenvolvimento sociocultural, cooperando com as outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos;
  • Estar sensibilizado sobre a necessidade de aprendizagem permanente, numa perspectiva de formação ao longo da vida, tendo em conta o desenvolvimento do conhecimento científico potenciado pela globalização;
  • Manifestar-se de forma ponderada e respeitar as diferenças culturais e pessoais dos alunos e demais membros da comunidade educativa, valorizando os diferentes traços culturais e combatendo os comportamentos de exclusão e discriminação;
  • Ter sempre em perspectiva o trabalho em equipe como factor de enriquecimento da sua formação e da sua actividade profissional, privilegiando a partilha de saberes e das experiências.