Objectivos do Curso de Licenciatura em Ensino de História
O Curso de Licenciatura em Ensino de História, está subdividido em duas componentes:
Uma nuclear e outra complementar.
a) A componente nuclear visa:
Caracterizar os processos históricos em termos de espaço, domínios da vida humana e tempo;
Aplicar os métodos, as técnicas e as teorias da História na construção do conhecimento histórico;
Distinguir os conceitos básicos da História, no quadro das Ciências Sociais e Humanas;
Comparar os diversos rítmos de desenvolvimento político, económico e sociocultural das sociedades humanas ao longo do tempo;
Manipular as fontes primárias (escritas, orais e materiais) secundárias que constituem a base do conhecimento histórico;
Aplicar os conhecimentos de TICs na pesquisa e docência;
Usar o princípio da interdisciplinaridade no processo de elaboração do conhecimento histórico;
Manejar com rigor técnico o património material e imaterial histórico e cultural visando a sua identificação, conservação e preservação; e
Leccionar os conteúdos de história do sub-sistema do ensino geral, observando os princípios do multi-culturalismo e valorização dos saberes locais.
Formar professores e técnicos de educação com uma sólida preparação técnico-científica.
Proporcionar o desenvolvimento de valores éticos e deontológicos, como forma de garantir a formação de profissionais capazes de servir a sociedade.
Valorizar o património histórico-cultural e a sua inserção nos programas de ensino.
b) A componente complementar visa:
Manejar as fontes e métodos da história da áfrica e moçambique;
Caracterizar a indústria lítica em áfrica e moçambique;
Explicar o processo de fixação bantu e formação dos estados na áfrica austral e
moçambique;
Explicar o processo de formação dos estados em moçambique e penetração mercantil estrangeira;
Analisar o colonialismo português em moçambique;
Reconhecer os feitos da luta de libertação nacional e governação em moçambique até
1990;
Analisar governação em moçambique de 1990 até séc. xxi;
Compreender a história dos estados ameríndios;
Analisar a colonização europeia na américa e os movimentos independentistas;
Critério de Admissão
12ª classe ou equivalente
Disciplinas para admissão:
Ser candidato do sexo feminino é uma vantagem
Duração do curso e número de créditos
O Curso de Licenciatura em Ensino de História tem a duração de 4 anos (8 semestres), correspondentes a 240 créditos, sendo 180 créditos para cadeiras nucleares e 60 créditos para cadeiras complementares.
Formas de culminação:
Monografias Cientificas;
Projecto de intervenção social
Perfil Profissional:
O perfil do graduado, definido a partir do perfil profissional, integra competências, habilidades e atitudes do futuro graduado, desdobrando-se pelos seguintes domínios:
Saber
Saber desenvolver conceitos fundamentais de História e Ensino de História;
Saber estruturar o raciocínio de forma lógica e coerente; e
Saber usar a sua criatividade de forma autónoma, tentando alcançar novas soluções no
contexto de cada problema.
Saber-ser e Saber-estar:
Trabalhar em equipe;
Respeitar diferenças culturais, valores e individualidades;
Manter-se aberto a novas ideias, teorias, metodologias, concepções e inovações;
Participar em projectos de investigação relacionados com História e Ensino;
Saber viver na unidade e diversidade.
Saber-fazer:
Utilizar tecnologias de informação e comunicação;
Participar na elaboração de planos de desenvolvimento institucional;
Desenvolver estratégias de pesquisa, pedagógicas e de gestão educacional; e
Promover aprendizagens sistemáticas dos processos de trabalho intelectual
Designação:
Curso: Licenciatura em Sociologia E Desenvolvimento De Instituições
Objectivos do curso
O Curso de Licenciatura em Licenciatura em Sociologia E Desenvolvimento De Instituições, está subdividido em duas componentes: Uma nuclear e outra complementar (que confere a habilitação em Desenvolvimento De Instituições).
a) A componente nuclear visa:
Habilitar os graduandos de ferramentas teórico-conceituais e metodológicas da área da sociologia;
Proporcionar os graduandos para pensar e fazer de forma disciplinada e sistemática a sociologia;
Doptar os graduandos de recursos cognitivos para análises intra, multi e interdisciplinares que lhes permitam capitalizar os campos de saber da Sociologia e o seu respaldo nas áreas de Desenvolvimento das Instituições.
b) A componente complementar visa:
Capacitar as/os graduada(o)s na produção de conhecimentos que lhes permitam desenhar e interpretar as políticas públicas, actores sociais gestadas pelo desenvolvimento e das instituições;
Capacitar os graduados na elaboração de intervenções sociais ligadas às questões sociais ligadas ao Desenvolvimento das instituições, com sentido crítico.
Critério de Admissão
- 12ª classe ou equivalente
- Disciplinas para admissão: Portugues e História
- Ser candidato do sexo feminino é uma vantagem.
Duração do curso e número de créditos
- 4 anos (8 Semestres) equivalentes a 240 créditos sendo 180 créditos para área nuclear e 60 créditos para o área complementar.
Formas de Culminação do curso
- Monografias Cientificas;
- Relatório de estágio profissionalizante;
- Projecto de Intervenção.
Perfil Profissional:
Perfil da área nuclear:
Os graduandos aplicam um conjunto de ferramentas teórico-conceituais e metodológicas que o permitam exercer de forma complexa o exercício sociológico e aplicá-los em situações ligadas ao desenvolvimento de instituições;
Graduandos habilitados em gerir conflitos, respeitando o pluralismo e a diversidade entre os seres humanos, resultantes das diferenças sociais existentes entre diferentes grupos sociais;
Graduados conhecem a relevância do saber Sociológico na explicação e resolução dos problemas sociais que preocupam o mundo no geral e a sociedade moçambicana.
Perfil da área complementar:
Participa em Projectos de Pesquisa educacional e elaboração de currículos para os níveis primários e secundários;
Participa em projectos de investigação multi e interdisciplinares relativos aos assuntos sociais, com ênfase nos aspectos sociologicos.
No domínio do saber-fazer, o graduado:
Trabalha em organizações não-governamentais que prestam serviços comunitários;
Prestação de serviços consultorias;
Trabalha em instituições públicas que lidam com questões culturais e desenvolvimento;
Participa em Projectos de Pesquisa educacional e elaboração de currículos para os níveis primários e secundários;
Participa em projectos de investigação multi e interdisciplinar relativos aos assuntos sociais, com ênfase nos aspectos sociologicos.
No domínio do saber ser e estar, o graduado:
Utiliza a criatividade de forma autónoma, recorrendo às fontes de informação disponíveis para a resolução de problemas concretos do quotidiano;
Habilitado em trabalhar em contextos multidisciplinares e multiculturais;
Capacitado em trabalhar em qualquer área de actividade social que necessita contribuição Sociológi