logoup.png

O REGRESSO EM GRANDE DAS NOITES DE SOCIOLOGIA

O regresso em grande das noites de sociologia, numa noite em que as ..."izações" nas artes moçambicanas foram caracterizadas na fala do sociólogo filimone meigos.

Grande expectativa entre os estudantes universitários da UP, público maior no Bar Fofoca - Sindicato Nacional de Jornalistas, espaço escolhido para marcar o regresso das Noites de Sociologia. Não era para menos, tanto mais que o Tema: "IZAÇÕES" NAS ARTES MOÇAMBICANAS : Poesia, Música, Artes Plásticas e Humor...era de si só expectante. Filimone Meigos, Doutorado em Sociologia da Cultura, se propunha captar a atenção dos presentes numa incursão penetrante no conceito de Cultura, no conceito de arte e nas várias dimensões da arte. Lembrou o saudoso presidente Samora Machel, também ele bom de fala, que dizia no seu jeito de Marechal da República que a : "... A cultura é o sol que nunca desce", este dito samoriano foi chamada para lembrar aos presentes que sem conceitos não se faz sociologia. O sociólogo tem de saber problematizar, sistematizar , compreender e interpretar os fenômenos sociais. Tio Mone, homem multifacetado, misturado entre o poeta, o actor de teatro e cinema, de vez em quando músico que já foi militar e comissário político, esteve quase duas horas a representar num palco onde foi muitas coisas, sem deixar de ser o professor de sociologia da cultura. Trouxe musicas dos Ghorwane, como Vana Vá Ndota ou Majurugenta, músicas da Zena Bacar, Salvador Raimundo, Os Massukos e outras com conteúdo e profundidade e que merecem ser estudos para chamar a atenção dos presentes dos significados e significações que podem ser encontrados nessas músicas que tem arte. Mone não trouxe nenhuma música dessas que de arte têm pouco, talvez para não ferir susceptibilidades, mas ficou claro que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra cousa.Nas artes plásticas a escultura de Chissano foi exibida para mostrar a diferença entre Arte e Artesanato. Os estudantes e outros presentes foram chamadas a intervir, aliás a noite foi muito interrativa, e no final Bento Rupia, o Sociólogo Director da Faculdade de Ciências Sociais e Filosóficas, grande entusiasta das Noites de Sociologia, era um honem realizado, valeu a pena esperar, regressamos em grande com um tema que se confunde com o próprio sociólogo que o apresentou .

A Faculdade oferece cursos de Licenciatura que decorrem nos regimes laboral e pós laboral, mas também os cursos da pós-graduação (Mestrados e Doutoramento).

Contacte-nos

Endereço: Av. de Moçambique, km 1.6, campus da Lhanguene,Bloco E, 2º Andar Maputo – Moçambique

Telefone: (+258) 823067111

E-mail: secretariafcs@gmail.com

up.png